Após alguns lançamentos "tripulados" por cães e primatas chega, finalmente, a vez do homem experimentar a sensação de "sair do planeta" ou, como preferir, "conquistar o espaço". Isto ocorreu pela primeira vez em 12 de Abril de 1961 e o primeiro homem a realizar este feito foi o soviético Yuri Gagarin.
Yuri Alekseievitch Gagarin (1934 - 1968), à bordo de seu Vostok 1 (cujo lançamento ocorreu às 9:07 da manhã - horário russo - no Cosmódromo de Baikonur - no Cazaquistão), realizou seu vôo 108 minutos no qual completou uma volta (entenda-se, uma órbita) ao redor do planeta à 315 km de altitude, proferindo uma das frases mais eloquentes da corrida espacial: "A Terra é Azul".
O vôo de Gagarin foi totalmente automático, tanto que o painel de comandos da Vostok 1 estava "travado". O Cosmonauta (maneira como eram chamados os "pilotos espaciais" soviéticos) possuía, entretanto, uma chave em um envelope fechado (que o desbloqueava) caso fosse necessário "assumir o controle" da nave. Ao final do vôo, pouco antes da reentrada na atmosfera, o módulo de equipamentos não se separou da cápsula onde Gagarin estava acondicionado (por algum problema técnico), então, ao final da reentrada, Gagarin se ejetou da cápsula e desceu usando seu próprio paraquedas. Embora esta situação fosse prevista, o governo soviético negou as condições reais deste pouso por anos, temendo que o vôo de Gagarin não fosse reconhecido pelas entidades internacionais já que o piloto não "acompanhou" a sua nave até o solo.
Gagarin foi um dos 20 pilotos aprovados pelo rigoroso "processo de seleção" do Programa Espacial Soviético e foi escolhido para ser o primeiro homem no espaço em função de suas características físicas (principalmente sua altura - 1,57m - já que a Vostok tinha um mínimo de espaço para o piloto), mas também por sua origem camponesa (que contava pontos no regime comunista), bem como por sua personalidade.
A agência soviética de notícias "Tass" anunciou ao mundo o início de uma nova era: a Era Espacial. E o Major Gagarin (cuja promoção ocorreu durante o vôo) era o rosto que retratava o início dessa era, pois, após o feito, viajou o mundo promovendo a tecnologia espacial de seu país, sendo recebido por reis, rainhas, presidentes e multidões por onde passava.
Yuri Gagarin (em seu traje espacial) à bordo da Vostok 1 antes do lançamento |
Lançamento da Vostok 1 |
Cápsula da Vostok 1 que "acomodou" Gagarin em seu vôo |
Major Yuri Gagarin promovendo a tecnologia espacial soviética ao redor do mundo após seu histórico vôo |
Nenhum comentário:
Postar um comentário