Contruído em um gigantesco terreno (doado por uma universidade local nos anos 50), teve seu nome alterado para Lyndon B. Johnson Space Center em 1973, em homenagem ao Presidente Lyndon B. Johnson (político texano sucessor de Kennedy na presidência dos Estados Unidos e falecido naquele ano).
A área mais famosa e importante do Johnson Space Center é a Sala de Controle de Vôo (ou Centro de Controle da Missão), local de onde as tripulações no espaço são dirigidas por técnicos daqui da Terra. Formada por várias "trincheiras" de estações de trabalho computadorizadas (idealizadas por Gene Kranz - um dos mais importantes diretores de vôo da NASA, entre 1960-1994, tendo em seu "curriculum" a direção de vôos históricos como as missões Apollo 11 e Apollo 13), cada uma delas é a base de operações de alguma equipe de controle da missão e possui seu próprio código, o que facilita a comunicação entre as próprias equipes de solo no Centro de Controle, bem como, com o veículo espacial.
Atualmente, existem as Salas de Controle das missões do Ônibus Espacial (em inglês: Space Shuttle) e da Estação Espacial Internacional - EES (em inglês: International Space Station - ISS). Está, também, instalado e conservado neste local, o Centro (original) de Controle de Missão utilizado nos anos 60 e 70 para missões dos projetos Gemini e Apollo (além das missões do SkyLab) que, entre tantas passagens, viveu momentos decisivos na história da exploração espacial e, também, da própria humanidade, como a chegada o homem à lua na missão Apollo 11, em Julho de 1969. Neste local, estão afixadas, em suas paredes, as insígnias de todas as missões que ali foram controladas.
O Centro de Controle das missões Apollo foi fielmente reproduzido para o filme Apollo 13 (dirigido por Ron Howard e estrelado com Tom Hanks, Kevin Bacon, Bill Paxton e Gary Sinise, lançado em 1995 pela Universal Pictures), bem como para a série From the Eatrh to the Moon, produzida por Tom Hanks (que também dirigiu alguns episódios) para o canal HBO em 1998.
Vista aérea do Johnson Space Center, Houston TX |
Operadores do Centro de Controle "assistindo" o passeio espacial de Neil Armstrong e "Buzz" Aldrin na Lua em 20 de Julho de 1969 |
Ator Ed Harris interpretando o diretor de vôo Gene Kranz no Centro de Controle reproduzido para o filme Apollo 13 |
Centro de Controle das missões do Ônibus Espacial |
Nenhum comentário:
Postar um comentário