O "processo de seleção" determinava que só se poderiam se candidatar pessoas do sexo masculino (quesito imposto pelo presidente Dwight Eisenhower). Além disso, o candidato deveria ter, no máximo, 1,80 m e 82 Kg (tais características eram respeitadas em função das dimensões da cápsula espacial da nave Mercury). Outros requerimentos incluíam a formação em nível superior ou equivalente (especialmente Engenharia); ter menos de 40 anos; ter, no mínimo, 1500 horas de vôo e qualificação para pilotar jatos.
A NASA teve, inicialmente, mais de 500 candidatos e, destes 500, aprovou os primeiros 110 (5 fuzileiros Navais, 47 pilotos da Marinha e 58 pilotos da Força Aérea) em Janeiro de 1959.
Destes 110 candidados, 69 foram levados para a capital, Washington, em dois grupos. Como o interesse desses candidatos era tão grande (apesar dos exigentes exames físicos e mentais - ocorridos entre Janeiro e Março do mesmo ano - que incluíam horas de esteira ergométrica ou mesas de inclinação, ter os pés mergilhados em água com gelo, tomar 3 doses diárias de óleo de mamona, etc), a NASA decidiu não convocar os 41 candidatos restantes.
Do grupo de 69 candidatos, 6 foram rejeitados por ultrapassarem a altura limite de 1,80 m. Outros 33 desistiram ou foram reprovados durante a primeira fase de testes. Logo após, 4 se recusaram a participar da segunda rodada de testes (que também reprovou mais 8 candidatos), restando, até entao, 18 candidatos. Destes 18, os "Sete Originais" foram selecionados levando em conta o tipo físico, o nível de QI e a capacidade de trabalhar de maneira individual e, principalmente, em equipe.
Então, em 9 de Abril de 1959 em Washington, a NASA apresentou ao público os Mercury Seven. Eram eles: Alan B. Shepard Jr, Donald K. "Deke" Slayton, L. Gordon "Gordo" Cooper Jr, John H. Glenn Jr, M. Scott Carpenter, Virgil I. "Gus" Grissom e Walter "Wally" M. Schirra Jr.
Apesar da intensa avaliação médica a qual foram submetidos, Deke Slayton (01/03/1924 - 13/06/1993) foi considerado inapto a voar depois que exames de coração constataram uma alteração significativa no ritmo de seus batimentos cardíacos, sendo substituído, às pressas, por Scott Carpenter na segunda missão tripulada da Mercury. Ele foi, então, nomeado como Chefe do Escritório de Astronautas e, tempos depois, como Diretor de Operações de Vôo tendo a responsabilidade de escolher as tripulações das missões, inclusive a primeira a pisar na lua. "Deke" finalmente participou de uma missão (após uma década de tratamento cardiovascular) em 1975, onde escolheu a si mesmo como piloto da missão Apollo-Soyuz que marcou o primeiro encontro, em órbita, de americanos e soviéticos depois de findado o Projeto Apollo (que conduziu o homem à Lua).
Os "Mercury Seven" em seus trajes de vôo Da esquerda para a direita estão Acima: Alan Shepard, "Gus" Grissom e Gordon Cooper Abaixo: "Wally" Schirra, "Deke" Slayton, John Glenn e Scott Carpenter |
Os "Mercury Seven" à frente da cápsula da nave Mercury |
Nenhum comentário:
Postar um comentário