Esta foi a resposta do governo, do então presidente, Dwight Eisenhower ao Programa Espacial Russo que, em 4 de Outubro de 1957, lançava à orbita terreste o primeiro (e pequenino) satélite artificial, o Sputnik. Se o sinal emitido pelo Sputinik de volta à terra era considerado fraco, grande estrondo causou na consciencia dos americanos, culminando com o início do que seria chamada, ná época, de "Corrida Espacial".
A Guerra Fria (1945-1989) entre EUA e a URSS - União das Repúblicas Socialistas Soviéticas - viveu, neste período, alguns de seus momentos mais acirrados, onde a sobrepujânça de uma nação sobre a outra (ou melhor, de um sistema econômico, político e social sobre o outro - entenda-se, Capitalismo X Socialismo) passou a ser medida pelos avanços destas duas nações num campo, até entao, pouco explorado: o espaço. Quem dominasse o espaço, dominaria o globo.
Com a lançamento do Sputnik (pequena esfera de alumímio com cerca de 60 centímetros de diâmetro e 80 quilos, que trazia em seu interior duas antenas que emitiam o sinal que podia ser captado, inclusive, por rádio amadores) , a URSS provou ao mundo o que os EUA mais temiam: que sua tecnologia era superior à dos americanos. Um mês depois, novo ponto para os soviéticos: é lançado o Sputinik 2 levando à bordo a cadelinha Laika, o primeiro ser vivo a sair do planeta.
Até Julho de 1958, o governo americano contava com a NACA (National Advisory Committee for Aeronautics - em português: Comitê Nacional de Aconselhamento para a Aeronáutica). Esta agência, que antecedeu a NASA, foi criada pelo governo americano em 1915 impulsionada pela Primeira Grande Guerra Mundial e, também, pela expansão da aviação. Então, em 29 de Julho de 1958, o presidente Eisenhower assina o documento "trocando" a letra "C de Committee" pelo "S de Space", criando a NASA.
Primeiro "logo" da NASA |
Logo utilizado no final dos anos 70 e anos 80 |
Logo atual |
Sputnik Cujo lançamento teve repercussão (sobre ao público americano) semelhante ao ataque japonês à Pearl Harbor |
Nenhum comentário:
Postar um comentário