Esta área vendo sendo utilizada pelo governo americano desde 1949, à época para testes de lançamentos de mísseis com direção ao Oceano Atlântico, cuja proximidade do equador permitia que os foguetes recebessem auxílio da rotação da Terra. Em 1951, a Força Aérea dos Estados Unidos estabeleceu ali um de seus principais Centros de Testes de Mísseis. O ano de 1957 marca o início dos lançamentos de foguetes e satélites (ainda pela Força Aérea), especificamente o Vanguard, e o início dos vôos sub-orbitais não tripulados.
Com a fundação da NASA, em 1958, o local foi transformado em sua base de lançamentos principal. Os foguetes Redstone, Atlas, Titan (entre outros) foram ali testados e utilizados, por exemplo, nas missões do Projeto Mercury (1959-1961) em testes, missões com primatas e missões tripuladas por seres humanos, os Mercury 7 (ou "os 7 Originais" - primeiro grupo de astronautas selecionados pela NASA).
Primeiramente chamado de Cabo Canaveral, a área teve sua primeira alteração de nome em Julho de 1962, passando a ser chamado de Centro de Operações de Lançamento. Após o assassinato do Presidente John F. Kennedy (principal entusiata e responsável pelo crescimento do programa espacial americano, em 22 de Novembro de 1963), o local novamente teve seu nome alterado (por determinação de seu sucessor, Lyndon B. Johnson) para John F. Kennedy Space Center (KSC), nome que ostenta até hoje.
O Jardim de Foguetes do Centro de Visitantes do KSC Alguns dos foguetes das Missões Mercury, Gemini e Apollo estão expostos para visitação do público |
Vista aérea recente do Complexo 39 Ao centro o Vehicle Assembly Building À direita o Centro de Controle de Lançamento |
Nave Apollo deixando o Vehicle Assembly Building e se dirigindo para a plataforma de lançamento nos anos 70 |
Foguete da missão Apollo 13 posicionado na Plataforma de Lançamento em Abril de 1970 |
Foto de todo o complexo do Cabo Canaveral tirada do espaço |
Nenhum comentário:
Postar um comentário